Blog da Connectabil

Blog Connectabil

Sucesso e fracasso das pequenas empresas brasileiras

O Brasil é um país hostil para o empreendedor. Não há muitos incentivos fiscais e as burocracias para a abertura de empresas são inúmeras.

Segundo o IBGE, a cada 5 empresas abertas, 3 morrem após completarem 5 anos de existência em um cenário econômico habitual, o que nos leva a pensar que muito mais empresas possam ter deixado de existir durante um cenário econômico de pandemia.

Por outro lado, a pandemia deu espaço para o surgimento de novos empreendimentos e criou um contexto para que as empresas já existentes pudessem se desenvolver e buscar novas formas de sobrevivência.

Quais os principais fracassos das pequenas empresas brasileiras

Atualmente, há muitas discussões sobre o que realmente causa a morte das pequenas empresas no Brasil. O fato é que não existe somente um motivo pontual que vai dizer o que é que há de errado, pois cada empresa tem suas peculiaridades, mas podemos identificar vários motivos que formam um conjunto. Aqui listamos os principais motivos que podem passar despercebidos e causar consequências catastróficas:

Subestimar as dificuldades de se empreender

Os motivos mais comuns começam com as principais dificuldades de cada setor. Ao pensar em empreender, o administrador geralmente foca nos pontos positivos que aquele negócio pode trazer e se esquece das reais dificuldades que vai encontrar ao executar o seu planejamento. Muitas vezes, o empreendedor que já passou da fase mais difícil do negócio acaba se acomodando e se esquece que é preciso garantir a sobrevivência da empresa no longo prazo. Acreditar que não haverá mais períodos de dificuldade e deixar de criar estratégias para enfrentar essas dificuldades futuras é um grande erro.

Gestão financeira ineficiente

O segundo motivo mais comum, é a falta de gestão financeira adequada. O que acontece com frequência é que, geralmente, pequenos empreendedores tendem a misturar as finanças pessoais com as finanças do seu negócio, mesmo quando existe uma conta jurídica para a separação de entradas e saídas. Isso acontece porque o pequeno empreendedor, na maioria das vezes, desconhece ferramentas de organização para fazer essa separação com mais facilidade e eficiência e então acaba se confundindo e misturando tudo, o que dificulta o processo da empresa como um todo, inclusive a sua contabilidade na hora de honrar as suas obrigações fiscais.

Falta de abertura para inovação

Por último e não menos importante, também muito comum é a falta de atualização. Para empreender é necessário que o dono do negócio esteja sempre aberto a novas oportunidades e mudanças de mercado, é preciso estar em constante atualização para não perder competitividade. Isso quer dizer que, não é somente garantir novas tecnologias, mas ouvir as pessoas, ouvir os funcionários, clientes, sócios e acompanhar grandes nomes do empreendedorismo brasileiro que pode trazer uma luz ao seu negócio em momentos difíceis.

Dicas para ter mais chances de sucesso

  • Para não criar uma visão muito diferente do que é a realidade, busque informações com quem já atua no setor, informações de internautas interessados no assunto, comentários e plataformas de interação para empreendedores da área.
  • Analise sempre as melhores opções com o seu banco, analise taxas e tente reduzir custos, veja a opção mais vantajosa. Para se organizar, busque ferramentas que outras empresas parecidas utilizam, procure automatizar processos e fazer benchmarks para aprender cada vez mais. Hoje em dia há inúmeras ferramentas de controle de estoque, controle financeiro… basta procurar bem a melhor para o seu negócio!
  • Rompa preconceitos e não fique preso aos fracassos e sucessos pontuais de pequenas empresas que você já conhece, busque informações fora da caixa e acredite que o seu negócio pode inovar sempre mais, mesmo sendo pequeno, afinal, toda grande empresa já foi um pequeno negócio um dia.
  • Há um termo conhecido no mundo do empreendedorismo que é o “Always Betha” que significa “Sempre em Teste”. Isso quer dizer que o empreendedor é aquele que nunca pode deixar de tentar algo novo, nunca deixar de testar algo que surge como ideia em sua mente. Always Beta é o motivo da constante evolução de grandes empresas que dominam o mercado.

Engana-se quem pensa que ter uma empresa é sinônimo de trabalhar menos. Não é fácil e exige muito do empreendedor, mas o que pode te salvar é nunca deixar de estudar e ter uma melhoria contínua lendo dicas, testando novas ideias e aplicando novas tecnologias do mercado ao seu negócio.

O segredo para ele não morrer é se organizar o máximo possível e não desistir mesmo em meio as adversidades da economia.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Navegar