Blog da Connectabil

Blog Connectabil

Qual a diferença entre follow up, one-on-one e feedback?

Existem diversos tipos de comunicação como a verbal, não verbal entre outras e a escolha adequada de qual utilizar depende do objetivo que queremos alcançar. 

Para os objetivos da empresa, por exemplo, precisamos considerar que a comunicação é o ato de transmitir uma mensagem de uma pessoa para outra, porém, é preciso considerar a “medida certa” do conteúdo a ser aplicado de acordo com aquele determinado momento e também o interlocutor.

Dito isso, confira agora como conversar com a sua equipe de forma estratégica para alcançar os objetivos da sua organização e aumentar o nível de satisfação dos seus liderados. 

Follow up

O follow up deve ser realizado de forma leve, o objetivo é acompanhar a execução do projeto, não gerar mais tensão ao time.

Esse tipo de comunicação evita que ocorram surpresas desagradáveis, pois o líder já está ciente de como anda um determinado projeto, quais os problemas enfrentados pela equipe e quais as soluções a serem adotadas. Além disso, o follow up também permite que o líder identifique oportunidades para aprimorar o projeto ou a execução das atividades.

Em um primeiro momento, é importante que os líderes criem um vínculo de confiança com as suas equipes. Isso implica em ouvir, olhar nos olhos, dar o exemplo e, principalmente, ter empatia. Essa relação deve ser horizontal, ou seja, a comunicação não pode ser apenas unidirecional, mas sim, bidirecional, um diálogo constante e aberto para que todos se sintam acolhidos.

Feedback

Por meio do feedback, o empregador pode apontar o que deve ser aperfeiçoado, orientar sobre a melhor forma de corrigir erros cometidos e indicar a direção que deve ser seguida para melhorar o trabalho. O feedback também pode ser positivo, servindo como reforço para um determinado comportamento do colaborador.

Para ter uma experiência mais eficaz, é preciso que o feedback seja dado de forma clara, direta e direcionada para o que deve ser aperfeiçoado. Outra dica é evitar dizer que algo está errado, para não gerar insegurança. Estar sempre elogiando os colaboradores não significa que eles fazem o trabalho perfeitamente, mas dar créditos é uma boa forma de motivar a equipe.

Para isso, não basta apenas abordar o tema de forma superficial, é preciso, sim, construir uma relação de confiança com o liderado para saber como ele recebe e lida com a crítica. Não é porque a relação é profissional que deverá ser distante, é preciso ter essa sensibilidade e fazer o liderado se sentir à vontade para que tome a crítica como uma oportunidade de melhorar, não uma ameaça ao seu desempenho.

Nesses casos, é importante fazer um acompanhamento constante, para que o liderado não se sinta abandonado e também para que tenha mais clareza de como está sendo o seu desempenho. Quando o feedback é construtivo, o profissional se sente motivado, tornando-se um líder mais confiante e com resultados melhores (e muito)!

One-on-one

Enquanto o follow up serve para gerir o fluxo do trabalho de uma equipe e o feedback foca em aspectos comportamentais e resultados apresentados, o one-on-one foca no colaborador individualmente. 

Os encontros de one-on-one, em sua tradução literal “um a um” são conversas rápidas e periódicas entre gestor e colaborador. 

One-on-one é muito importante para a gestão de equipes e pode ajudar a melhorar a produtividade, por meio da identificação de problemas e ajustes de metas.

O objetivo do one-on-one é permitir que o líder crie um relacionamento de confiança com cada um dos seus colaboradores e mantenha contato com toda a equipe, ficando por dentro das dificuldades, além de compreender o perfil de cada um, o que facilita a identificação de problemas e soluções.

O contato direto e constante entre gestor e colaborador também possibilita a criação de um ambiente de confiança, de transparência e de abertura para que sejam oferecidas as melhores soluções para todos.

Esse tipo de encontro, quando bem aplicado, pode trazer muitos benefícios para a empresa, tanto para os colaboradores quanto para a gestão.

O ideal é utilizar essas três ferramentas de comunicação, para que assim seus processos, equipes e colaboradores sejam acompanhados e motivados.

Quais dessas ferramentas você já utiliza no dia a dia do seu negócio?

Deixe uma resposta

Navegar