Blog da Connectabil

Blog Connectabil

Quem criou a contabilidade?

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria História da Civilização, e está presa às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos.

Além disso, foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros de posses e poder de compra, no intuito de conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.

Com o surgimento das primeiras administrações particulares, surge a necessidade de controle que não poderia ser feito sem o devido registro. E desta forma se torna facilitado a prestação de contas das propriedades administradas.

Quem é o Pai da Contabilidade?

Luca Pacioli, conhecido como o “pai da contabilidade”, nasceu na cidade de Sansepulcro na Itália em 1445 e pouco se sabe sobre sua infância. 

Dito isso, sabe-se que Luca era de família pobre e seu futuro parecia pouco promissor, ainda jovem ele abandonou os estudos e foi trabalhar como matemático em uma escola em sua cidade natal.

Ele ainda recebeu educação do matemático Dominico Bragadino e do seu amigo mais velho Piero Della Francesca ( com quem alguns anos mais tarde teve uma briga, acusado de ter plagiado alguns dos seus trabalhos).  

Pacioli mudou-se para Appenines, onde seu amigo Francesca conseguiu que ele tivesse acesso a uma biblioteca, o que lhe permitiu expandir seus conhecimentos em matemática.

Em seguida, Pacioli mudou-se para a França para trabalhar como tutor dos três filhos de Antonio de Reimpose, um mercador rico. Durante esse tempo, aos 25 anos,  Pacioli escreveu seu primeiro manuscrito sobre álgebra em 1470. 

Paciolli foi apresentado ao Papa Paulo II, que o encorajou a tornar-se monge e dedicar sua vida a Deus e em 1472 ele aceitou a proposta e se tornou Frei.  

Em 1475, Luca tornou-se o primeiro professor a lecionar uma cadeira de matemática na universidade de Perugia, onde ele permaneceu durante 6 anos. 

O livro de Luca Paciolli

Em 1494, Paciolli publicou seu famoso livro “Suma de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” ( Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade), conhecido apenas por “Suma”. Esta obra contem uma parte original realizada por ele, além de uma compilação do conhecimento matemático da época e constitui um documento muito importante.  

Na seção do livro “Particulario de computies et Scripturis”, Paccioli fala sobre contabilidade, ele descreveu o método das partidas dobradas, enfatizando que a teoria contábil de débito e crédito, corresponde a teoria de numero positivos e negativos . Este novo sistema revolucionou a economia e o comércio.

O “Summa” fez de Pacioli um ícone e  lhe nomeou como “o pai da contabilidade”. Este foi  livro sobre matemática mais lido em toda a Itália.  

A obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. A obra de não só sistematizou a Contabilidade, como também abriu precedente que para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto.

O que achou do texto? Comente e deixe o seu recado 😉

Deixe uma resposta

Navegar