Blog da Connectabil

Blog Connectabil

5 dicas que não podem faltar no seu currículo

Nós vamos ajudar candidatos da contabilidade a construírem currículos assertivos para a jornada de busca de empregos. 

Criar um currículo parece uma tarefa simples, mas por que algumas pessoas se destacam com mais convites para processos seletivos, do que outras? Será mesmo que é só pela apresentação do conteúdo profissional?

O principal problema de não alcançarmos o sucesso nessa etapa, é não entendermos para que, de fato, ela serve. 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o currículo não é responsável pela sua contratação. Ele é responsável por apenas duas coisas: 

  • colocar você dentro do processo seletivo;
  • dar roteiro de perguntas para o entrevistador 

Sabendo desses dois objetivos do currículo, fica mais fácil você desenvolver um bom trabalho em cima dele, e nesse post vamos te ajudar com 5 dicas essenciais para você se destacar.

1 – Tenha um modelo de currículo para cada sub-área. 

É muito comum na contabilidade ter profissionais que atuam em duas áreas ao mesmo tempo, por exemplo: Contábil e financeiro, ou contábil e fiscal. Tenha um currículo destinado a enfatizar cada uma dessas subáreas, ou seja, no currículo de contábil, você pode destacar suas principais atividades e resultados dessa áreas, e no de fiscal, você reforça seu envolvimento mais na área desejada; 

2 – Estude a vaga para a qual você está enviando currículo, e acrescente palavras chaves.

Nosso cérebro, assim como o computador, é capaz de analisar seu currículo com o texto da vaga, procurando links entre uma coisa e outra. Ganha a empatia do recrutador, a pessoa que apresenta mais coisas em comum com o texto de descrição da vaga. Ou seja, abuse das palavras em comum, e destaque-as, para que o recrutador faça o “match” entre seu currículo e o job description dele.

3 – Coloque as experiências em ordem cronológica decrescente:

Da mais atual e deixando por último a mais antiga. E se você já é um profissional com mais de três empresas na trajetória, coloque as três principais. O ideal é que o currículo tenha até duas páginas, para candidatos mais seniores. Colocando nessa ordem, você facilita o entendimento do seu estado atual, para o recrutador.

4 – Não abuse de ícones ou imagens


A Contabilidade é uma área ainda tradicional e muito técnica, não existe a necessidade de um currículo cheio de imagens, ou designer muito elaborado. Você pode ter um currículo bem apresentável e funcional de maneira tradicional. 

5 – Não tenha preguiça de discorrer sobre suas atividades

Dentro das áreas da contabilidade, existem muitas especificações de obrigações acessórias, documentos, sistemas… não tenha medo de especificar tudo que você domina, dentro do seu currículo. Para o recrutador é muito importante, entender o seu real envolvimento dentro das rotinas estipuladas para cada cargo.

Agora que você já conheceu essas super dicas, que tal revisar o currículo?

Nós podemos te ajudar.

Coloque seu currículo em nosso portal www.connectabil.com e envie um direct com o link do seu currículo para o nosso Instagram @connectabil, até o dia 30/06. Nós iremos revisar e te dar dicas para melhorar ainda mais e se recolocar mais rápido dentro da nossa plataforma. 

Não perca essa chance!

Deixe uma resposta

Navegar