Blog da Connectabil

Blog Connectabil

A área de legalização e sua importância dentro das empresas

A legalização das empresas aumentou muito, uma vez que muitos empreendedores não querem viver na informalidade. Uma vez que, existem diversas possibilidades e tipos de pessoas jurídicas no Brasil, podendo adequar a realidade do negócio ao tipo jurídico, facilitando ainda mais essa regularização e trazendo diversas vantagens como por exemplo: benefícios como a captação de recursos junto à instituições financeiras, por meio de empréstimos e financiamentos; emissão de notas fiscais, etc.

O que faz o profissional dessa área?

Realiza  processos de abertura, alteração e encerramento de empresas, emissão de certidões e regularização fiscal e cadastral no âmbito dos órgãos públicos e elabora contratos sociais, procurações e documentos legais.

O que devo fazer antes de regularizar uma empresa?

Entendemos que alguns processos precisam ser realizados e cumpridos para que essa regularização seja de fato efetivas, mas antes de qualquer coisa se faz necessário algumas análises:

  • Definição e planejamento do negócio: é muito importante que haja um planejamento muito bem definido para no momento da legalização entender:  Qual o público-alvo, atividades que serão desenvolvidas, tipo do empreendimento e etc.
  •  Auxílio de pessoas especializadas na área: Consultar esses profissionais é fator imprescindível, pois ele possui conhecimentos que ajudarão a identificar aspectos que podem comprometer futuramente o rumo do negócio, fazendo com que as decisões tomadas neste momento tenham um maior nível de certeza.
  • Inscrições em órgãos públicos – entender como funciona todo esse processo e certificar-se que essa etapa seja realizada.

Como legalizar uma empresa?

Esse processo leva em torno de 80 dias para ocorrer. Tendo como etapas:

  • elaboração do contrato social ou estatuto;
  • definição da CNAE;
  • obtenção do CNPJ perante a Receita Federal;
  • registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • inscrição estadual;
  • obtenção do alvará de localização e funcionamento;
  • registro no INSS.

Será preciso ainda obter algumas outras licenças de órgãos reguladores, como a vigilância sanitária, licenças de saúde, ambientais e outras, que variam de acordo com o seu tipo de negócio, conforme já mencionado.

Com tudo caro leitor, é muito importante entender como funciona todo esse processo junto de um especialista para que se obtenha êxito no processo. Mantenha-se atualizado, fique a par das mudanças para que não haja problemas futuros.

A fim de auxiliá-los nesse processos, seguem alguns conteúdos para leitura:

E para você que está em busca de novas oportunidades tanto na área de Legalização, como: contábil, fiscal, departamento pessoal, financeira e administrativa entre em nosso portal: www.connectabil.com e conheça nossas vagas.

Deixe uma resposta

Navegar